P E R G U N T A S F R E Q U E N T E S
Do grego, Ψυχολογία. Ψυχή (psique): alma; λογία (logos): palavra, razão, estudo. A Psicologia constitui um ramo da ciência que estuda o indivíduo como um todo, seus meios de relação com os outros, com o corpo, com as coisas, com o passado e com o futuro. Esta ciência tem origem na filosofia e alguns de seus conceitos foram inspirados em grandes pensadores. Atualmente, a psicologia colabora para diversas áreas do conhecimento e da saúde.
O Psicólogo Clínico atua na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos de afetações emocionais, interdisciplinarmente em instituições ou consultório particular. Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e atenção psicoterapêutica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas.
É um trabalho de intervenção na personalidade complicada emocionalmente. Trabalha com as afetações ou sofrimento emocional do paciente em sua vida concreta de relações interpessoais para verificar e compreender seu problema, bem como para intervir no mesmo visando sua superação e a reestruturação de sua personalidade.
Quando tem um sofrimento emocional em sua relação com os outros, com as coisas, com o corpo, com o passado e com o futuro. A pessoa tem emoções que não deseja ter, que não consegue controlar ou não tem emoções que deseja ter, e sofre por isso.
Não há ao certo como prever a duração de um processo de psicoterapia, pois esse fato varia de caso a caso, de sua complexidade. Em geral, a psicoterapia é um processo que pode durar alguns meses ou 2 ou 3 anos, realizada na freqüência mínima de um encontro por semana.
Sim. O sigilo profissional é uma das condições impostas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Cabe ao psicólogo emitir relatórios a outros profissionais da saúde a respeito de sua condição emocional e não detalhes de sua vida pessoal.
Não. Nos casos em que há necessidade de medicação, o psicólogo trabalha em interdisciplinares com outros profissionais da saúde. O psicólogo verifica a situação emocional do paciente e faz um relatório dirigido ao médico (neurologista, cardiologista, etc) com essas informações. É sempre um médico que avalia o paciente e prescreve a ele a medicação necessária para o controle de tais emoções.
* Em todos os serviços a intervenção é feita de forma interdisciplinar para a promoção da saúde e obtenção de maior sucesso nos resultados.
CONTATO: (48) 98818-2982
Atendimento Presencial e On-line